Em 1946, Hermínio Vasquez e Harold Edwin Willians vieram ao Brasil, oriundos da Bolívia. Entraram por Porto Velho (Rondônia) e foram para Manaus e Belém. Continuaram a viagem até Santos, São Paulo e Poços de Caldas(MG)
Em 1951 veio de volta ao estado de São Paulo, em São João da Boa Vista. Iniciou-se aí a primeira Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, com o nome de Igreja Evangélica do Brasil.
Harold Edwin Willians, o fundador da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil, nasceu em Hollywood, Estados Unidos, no dia 27 de Novembro de 1913.
Em 1953 a denominação passou a se chamar Cruzada Nacional de Evangelização.
A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas (MG), junto a uma escola de inglês, indo depois para a cidade de São João da Boa Vista, onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo.
Em 1952, vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelísticas a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois levantaram uma tenda de lona no mesmo bairro, indo depois para um salão na Rua Brigadeiro Galvão. A tenda passou então a viajar pelo estado de São Paulo.
Nos salões da Rua Brigadeiro Galvão, as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas. As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando e em cada novo local, numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se transformava em uma nova igreja.
Na década de sessenta, já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner, que estabeleceu a meta de levar a mensagem a cada capital dos estados, sendo depois espalhada nos outros municípios, as tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. No final da década de setenta e de oitenta, foram marcadas além do evangelismo dinâmico, pela construção de grandes e belos templos.